sábado, 6 de novembro de 2010

♥ LINDA INICIATIVA !!!!!


PROJETO UMA ORQUESTRA NAS ESCOLAS – CONCERTOS DIDÁTICOS




Com projeto patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo á Cultura

(PROMIC), a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina vai percorrer escolas da rede públicas de ensino municipal de Londrina e ainda vai realizar um concerto junto com os alunos do projeto Musicando na Escola


Com o objetivo de desenvolver um trabalho intensivo para formação de platéia de música erudita e ampliar o acesso do público jovem a circulação de concertos gratuitos em escolas publicas o projeto denominado UMA ORQUESTRA NAS ESCOLAS – CONCERTOS DIDÁTICOS é uma proposta para a realização de um circuito de concertos com a Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”.
As apresentações serão realizadas em escolas municipais de Londrina em todas as regiões da cidade, em três etapas: Concertos Didáticos em dez escolas municipais, Concertos/Palestras para os professores e um concerto oficial no Teatro Ouro Verde, reunindo músicos profissionais da orquestra com os alunos do grupo de cordas que participam nos projeto Musicando na Escola, dando oportunidade aos jovens solistas de se apresentar junto a orquestra profissional.
A proposta dos Concertos Didáticos tem como objetivo maior despertar nas crianças e adolescentes o interesse por conhecimento musical, inserindo na educação a oportunidade do acesso à música instrumental e erudita, pouco divulgada na mídia popular. No momento da apresentação, serão demonstrados aos alunos presentes, a construção e a sonorização de cada instrumento utilizado no concerto, completando assim o envolvimento didático proposto pelo projeto..
O projeto vai percorrer escolas da rede públicas de ensino municipal, contribuindo para a formação cultural e de um novo público para a apreciação da música erudita. É um aprendizado dinâmico e interativo que tem familiarizado crianças e adolescentes a um estilo musical que, muitas vezes, parece distante de suas realidades.
Colocar estudantes em contato com músicos e instrumentos, numa aula cheia de sonoridade e informação, transformando ouvidos pouco afinados com o repertório clássico em apreciadores de um concerto erudito - esta será a tarefa dos músicos durante os encontros com os alunos das escolas da rede pública de ensino através do projeto Uma Orquestra nas Escolas - Concertos Didáticos. Com os músicos, os alunos descobrem como funciona um grupo de cordas, como reconhecer os variados timbres existentes e a importância de cada instrumento no contexto de uma Orquestra de Cordas. Além de ganhar novos parâmetros estéticos, os alunos se divertem ao mesmo tempo em que ficam familiarizados com uma estrutura que, erroneamente, é considerada elitista. Os Concertos Didáticos rompem essa referência ao se aproximar de um público leigo, abrindo as portas para que crianças e adolescentes tenham um contato maior com o universo erudito da música. O contato com a música através destas apresentações estimula os comportamentos como:disciplina, facilidade de expressão dos sentimentos, atenção, concentração, socialização.



Os primeiros concertos aconteceram, nos dias 4 e 5 de novembro nas duas escolas municipais – Escola Municipal Prof.Ruth Lemos e Escola Municipal José Gasparini.
Todas as apresentações serão realizadas para o máximo de número de alunos de cada escola e a duração de cada concerto seria de 45 minutos, incluindo além da apresentação dos instrumentos, informações dos períodos musicais, informações sobre o comportamento na sala de concerto e apresentação de obras de vários estilos musicais.Estão previstos para cada apresentação, aproximadamente de 300 alunos.
No repertório estão incluídas obras desde o Barroco até compositores brasileiros com objetivo de mostrar um pouco de cada estilo musical.


Escolas que participam no projeto em 2010 :

E.M.Áurea Alvim Tóffoli
E.M.Tereza Canhadas Bertan
E.M.José Gasparini
E.M.Maria Shirley B.Lira
E.M.Atanazio Leonel
E.M.Ruth Lemos
E.M. Eugênio Brugin
E.M.Salim Aboriham
E.M.José Garcia Villar
E.M.Zumbi dos Palmares 


Paralelamente às apresentações nas escolas, a Orquestra vai reunir os músicos profissionais com os alunos do grupo de cordas que participam no projeto Musicando na Escola num concerto especial , dando possibilidade aos jovens músicos que estão iniciando os estudos de se apresentar ao lado dos músicos profissionais. 

O concerto acontecerá no dia 14 de novembro,  domingo, às 20 hrs, no Teatro Ouro Verde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário