quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

♥♥♥♥♥ SÃO PAULO 458 anos de muita História... ♥♥♥♥♥ ♥♥♥ JOYEUX ANNIVERSAIRE SÃO PAULO !!! ♥♥♥





Minha Singela Homenagem a essa Mega Metrópole pelos seus 458 anos !!!
Cidade de Grandes Sonhos... que acolhe brasileiros dos quatro cantos do Brasil em busca de novas oportunidades !!!
Essa Cidade Encantadora que recebe a todos com tanto Carinho !!!
Onde tenho Amigos Preciosos, Queridos e Especiais !!!
♥♥ AMO SÃO PAULO DE TODO MEU CORAÇÃO ♥♥




Realizado em 1964 pelo cineasta Luiz Sérgio Person (1936-1976), 
"SÃO PAULO, SOCIEDADE ANÔNIMA" é considerado um dos grandes clássicos do cinema brasileiro, sobretudo por ser uma pioneira radiografia da cidade. Em magnífico preto e branco, o filme narra a dificuldade de Carlos (Walmor Chagas), ambicioso homem da metrópole, em conciliar as pressões profissionais exercidas por seu chefe, Arturo (Otello Zeloni), as ambições de sua mulher Luciana (Eva Wilma) e a inconstância de sua amante Ana (Darlene Glória). O retrato do estilo de vida paulistano continua atual mesmo depois de quase 50 anos.







SÃO PAULO é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul do mundo. São Paulo é também a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).
O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é constituído pela frase em latim "Non ducor, duco", cujo significado em português é "Não sou conduzido, conduzo".
Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.





ALGUNS ACONTECIMENTOS E PERSONAGENS QUE MARCARAM A HISTÓRIA SÃO PAULO 


Mario de Andrade

 Com seu Livro "Pauliceia Desvairada", considerada a primeira obra de vanguarda do modernismo brasileiro, rompeu de modo radical com a estética literária vigente.
Uma obra que retrata São Paulo não como cenário, mas como protagonista.
“Lira Paulistana”, escrito pouco antes da morte do autor, marca sua despedida da São Paulo que tanto amou. Lá, o poeta pede que enterrem seus pés na Rua Aurora, seu coração paulistano no Pátio do Colégio, seus olhos no Jaraguá... Para que pudessem assistir a tudo o que haveria de vir.


Flávio de Carvalho

A cena retratada na foto é uma das responsáveis por fazer do pintor Flávio de Carvalho uma figura polêmica da história de São Paulo. Em 1956, ele caminhou pela então elegante e badalada Rua Barão de Itapetininga trajado de saia, meia-calça e blusa feminina. O que o público interpretou como um vexame foi chamado pelo artista de Experiência nº 3.  “Se as pessoas têm preconceito hoje, imagine naquela época”, diz o apresentador de televisão Amaury Jr.  Pois é, o termo “happening” ainda nem existia e Flávio já o praticava no centro da cidade.  A partir da década de 50, Flávio passou a ganhar reconhecimento da crítica.  Hoje, alguns de seus retratos e nus femininos são considerados trabalhos de referência.


Patronos das artes plásticas: criaram o MAM e a Bienal
Ciccillo Matarazzo e Yolanda Penteado

Apaixonados por artes plásticas, cultos e refinados, Yolanda Penteado (1903-1983) e Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo (1898-1977), ajudaram a transformar São Paulo na capital cultural da América Latina. Locomotivas da vida artística paulistana, eles reuniram em 1948 obras de seu acervo particular — com assinaturas de Alfredo Volpi, Di Cavalcanti e Marc Chagall, entre outros — para fundar o Museu de Arte Moderna de São Paulo, sediado na então badalada Rua Sete de Abril, no centro. Três anos depois, fizeram a primeira edição da Bienal de Artes de São Paulo, na Avenida Paulista.
O MAM e a Fundação Bienal ficam hoje dentro do Parque do Ibirapuera. 

Tarsila do Amaral

Nascida em Capivari, no interior do estado, Tarsila do Amaral (1886-1973) cumpriu um papel fundamental na linha do tempo da arte brasileira. A boa posição financeira herdada da família permitiu a ela viajar para a Europa várias vezes para estudar. Em uma dessas viagens, em 1923, ao lado do namorado Oswald de Andrade, travou contato com a vanguarda em uma Paris efervescente. A influência marcou sua produção. “Operários”, foi pintada somente em 1933 (pertence hoje ao acervo do governo estadual), mas exibe a força do estilo de Tarsila ao retratar a diversidade cultural da população paulistana e, ao fundo, chaminés e fábricas em formas geométricas. A artista estava engajada na esquerda desde que visitara a União Soviética. "'Operários" é um marco porque consegue traçar um paralelo perfeito entre o tema proposto na tela e a grande revolução industrial na qual São Paulo estava envolvida naquele momento”, diz a historiadora da arte e curadora Maria Alice Milliet.


Poderia passar dias e dias nominando Pessoas e Acontecimentos marcantes e que fizeram a história dessa Grande Cidade, pois muitos foram os que contribuíram para o desenvolvimento artístico, social e econômico que transformaram São Paulo nessa Mega Metrópole Mundialmente conhecida !!!



                PARABÉNS SÃO PAULO !!!


                     FÉLICITATIONS !!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário