domingo, 19 de fevereiro de 2012

19/02 ♥♥♥♥ RIO DE JANEIRO ♥♥♥♥ CARNAVAL 2012 ♥♥♥ ♥ PROGRAMAÇÃO dos Desfiles das Escolas de Samba ♥ ♥ PROGRAMMATION des Défilés des Écoles de Samba ♥ ♥ PROGRAM Parades of the Samba Schools ♥





SAMBAS ENREDOS COM AS LETRAS PARA VOCÊ ACOMPANHAR E CANTAR !!!


__________________________________________

Primeira Noite : dia 19 de fevereiro de 2012 (domingo)
Local : Marquês de Sapucaí
Horário : a partir das 21 horas
__________________________________________


1 - RENASCER DE JACAREPAGUÁ
Samba-Enredo : “Romero Britto, o artista da alegria dá o tom na folia”



1963, Recife, Brasil 
ROMERO BRITTO é considerado um ícone da cultura pop moderna, sendo um dos mais premiados artistas de nosso tempo. O artista pop mais jovem e bem-sucedido de sua geração, Britto tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Sua arte contém cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo. Admirado pela comunidade internacional, Romero tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo, fazendo parte das mais expressivas coleções, como as de Eillen Guggenheim, senador Ted Kennedy, governador Arnold Schwarzenegger, o ator David Caruso, Pelé, o tenista André Agassi, Marta Stewart, a família Safra e a família do saudoso Roberto Marinho.


2 - PORTELA
Samba-Enredo : “...E o povo na rua cantando é feito uma reza, um ritual...”





3 - IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE
Samba-Enredo : “Jorge, Amado Jorge”




Jorge Leal Amado de Faria
Itabuna, 10 de agosto de 1912 /
Salvador, 6 de agosto de 2001
 JORGE AMADO foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.
Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho mas, em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa.


4 - MOCIDADE
Samba-Enredo : “Por ti, Portinari, rompendo a tela, a realidade”




Cândido Torquato Portinari 
Brodowski, 29 de dezembro de 1903 /
Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962
CÂNDIDO PORTINARI foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras (de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão como O Lavrador de Café à gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956 e que em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro). Portinari hoje é considerado um dos artistas mais prestigiados do país e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.


5 - PORTO DA PEDRA
Samba-Enredo : “ Da seiva materna ao equilíbrio da vida”






6 - BEIJA-FLOR
Samba-Enredo : “São Luís - O Poema Encantado do Maranhão"


Para homenagear Joãozinho Trinta, a Beija-Flor vai levar no seu último carro alegórico uma das mais célebres criações do carnavalesco, o Cristo Mendigo. Morto no último dia 17 de dezembro, aos 78 anos, Joãozinho seria um dos destaques no espetáculo da escola de Nilópolis no próximo Carnaval, que levará à Sapucaí o enredo dos 400 anos de fundação de São Luís do Maranhão, cidade natal do artista.




  JOÃOSINHO TRINTA- ÍCONE DO CARNAVAL CARIOCA, foi um artista plástico e famoso carnavalesco brasileiro. Cenógrafo. Bailarino. De família pobre, viveu em São Luís até aos 18 anos, quando mudou-se para o Rio de Janeiro. Ainda em sua terra natal, pertencia a um grupo de amigos e intelectuais que reunia Ferreira Gullar e José Sarney, entre outros.
João Clemente Jorge Trinta
São Luís, 23 de novembro de 1933 /
São Luís, 17 de dezembro de 2011
Trabalhou como escriturário em São Luís, quando em 1951 conseguiu na empresa uma transferência para o Rio de Janeiro. Estudou balé na academia de Eduardo Sena e em 1956 ingressou através de concurso público no Corpo de Balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com o qual participou de inúmeras montagens de óperas e balés. Por essa época, conheceu os cenógrafos Arlindo Rodrigues e Fernando Pamplona, que além de trabalharem nas cenografia do teatro, ainda decoravam os bailes e as ruas da cidades para o carnaval. Dividiu apartamento no Catete com o poeta Ferreira Gullar e o cronista José Carlos de Oliveira. Anos mais tarde, no Teatro Municipal, montou diversas óperas, entre elas, "Aída", "Tosca" e "O Guarani".
Em 1963 Arlindo Rodrigues o convidou para auxiliá-lo na criação e nas alegorias para o desfile do Acadêmico do Salgueiro, que naquele ano apresentou o enredo "Xica da Silva", com samba-enredo de Anescarzinho do Salgueiro e Noel Rosa de Oliveira, sagrando-se campeã.
Um dos ícones do carnaval carioca, sua criatividade sempre trouxe mudanças radicais. Uma dela foi a criação de grandes carros alegóricos. Na época, acusado de descaracterizar as raízes do carnaval, declarou "Eu não mexi nas raízes, apenas arrumei vasos mais bonitos para elas". Outra frase de sua autoria e causadora de grande impacto foi "Quem gosta de miséria é intelectual", em resposta aos ricos carros alegóricos criados para a Beija-Flor.


7 - UNIDOS DE VILA ISABEL
Samba-Enredo : “Você sembo lá... que eu sembo cá - O canto livre de Angola”








DICAS DE SEGURANÇA PARA O SEU CARNAVAL :

1- Se beber não dirija. Vá de táxi ou de transportes públicos.
2- Evite se meter em brigas de ruas.
3- Utilize os banheiros públicos, não faça xixi nas ruas.
4- Não compre latas de cerveja ou refrigerantes que estejam danificadas,  perfuradas, ou com o lacre violado, você não sabe o que podem ter colocado lá dentro.
5- Use roupas leves e confortáveis e de cores claras.
6- Use sandálias leves e confortáveis para evitar bolhas e ferimentos nos pés.
7- Não utilize relógios caros, anéis, brincos, pulseiras ou correntes de ouro; deixe suas jóias em casa.
8- Leve apenas um documento original com foto e sua carteira do convênio médico caso possua.
9- Deixe talões de cheques e cartões de crédito em casa, leve apenas o dinheiro trocado que pretende gastar, ou seja nada de exageros.
10- Beba somente água mineral e certifique-se de que a garrafa estava realmente lacrada antes de você abri-la.
11- Compre ingressos para desfiles somente nos locais oficiais.
12- Se alguém se sentir mal perto de você chame um policial.
13- Evite se embrenhar em ruas escuras para cortar caminho, seja a pé ou seja de carro, procure transitar por locais movimentados e iluminados. Só peça informações em postos policiais.
14- Se levar seus filhos com você esteja atento para não os perder de vista, identifique-os com pulseiras ou crachás plastificados contendo seu nome, e o seu telefone.
15- Se encontrar uma criança perdida chame um policial.
16- Evite acompanhar estranhos ou estranhas a supostos locais de diversão, festa, baile, samba, churrasco, desfile ou outro evento que você nem imagina onde é e muito menos o que irá encontrar.
17- Evite ser uma "presa" fácil, cuidado com supostas propostas ou convites para uma noitada muito bem acompanhado em hotéis, casas noturnas, clubes privês, ou apartamentos de veraneio.
18- Evite comentar em público o hotel e nº do quarto em que está hospedado.
19- Tome conta do seu copo ou latinha de bebida, evite deixa-lo sozinho; caso aconteça de esquecer-se da sua bebida em algum canto não volte a toma-la; compre outra e abra você mesmo.
20- Haja sempre com simpatia e cordialidade, porém esteja atento a atitudes suspeitas.
21- Use sempre preservativos. Cuidado com o turismo sexual.
22- Alimente-se com moderação, prefira comidas leves e evite o excesso de bebida alcóolica.
23- Beba muita água mineral e sucos de frutas naturais.
24- Utilize protetor solar mesmo que não vá a praia e mesmo que o dia esteja nublado.
28- Leve em sua bagagem seus remédios de uso contínuo para evitar ter problemas de não os encontrar para comprar na cidade em que você estiver.
29- Leve consigo também suas receitas médicas.
30- Não se esqueça de levar consigo material de primeiros socorros como Pensos (Band-Aid), Água Oxigenada 10 Vol, Merthiolate Incolor, Repelente contra insetos, algodão e gazes.



BEBA, MAS NÃO DIRIJA !!!
USE CAMISINHA SEMPRE !!!
NÃO FAÇA PIPI NA RUA !!!
LUGAR DE LIXO É NO LIXO !!!
SE HIDRATE... TOME MUITA ÁGUA !!!
UMA BOA ALIMENTAÇÃO É MUITO IMPORTANTE !!!


CURTA O CARNAVAL COM RESPONSABILIDADE...

E SEJA FELIZ !!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário