segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

20/02 ♥♥♥♥ RIO DE JANEIRO ♥♥♥♥ CARNAVAL 2012 ♥♥♥ ♥ PROGRAMAÇÃO dos Desfiles das Escolas de Samba ♥ ♥ PROGRAMMATION des Défilés des Écoles de Samba ♥ ♥ PROGRAM Parades of the Samba Schools ♥






SAMBAS ENREDOS COM AS LETRAS PARA VOCÊ ACOMPANHAR E CANTAR !!!


__________________________________________


Segunda noite : dia 20 de fevereiro de 2012 (segunda-feira)
Local : Marquês de Sapucaí
Horário : a partir das 21 horas
__________________________________________


1 - São Clemente
Samba-Enredo : “Uma Aventura Musical na Sapucaí”

A São Clemente tem uma espécie de dever: dever de sonhar, e sonhar sempre !E assim nossa Escola se constrói em ouros e sedas,Inventa palcos, cenários, para viver o seu sonho:Lutar quando é fácil ceder, vencer o inimigo invencível, negar quando a regra é vender; voar num limite improvável, tocar o inacessível chão !(Do musical Homem de La Mancha, e da Poesia de Fernando Pessoa)







2 - União da Ilha
Samba-Enredo : “De Londres ao Rio: Era uma vez... uma Ilha..."


"Once upon a time", ou "ERA UMA VEZ"... é a forma mais popular, desde 1380, de iniciar histórias em língua inglesa. E se tornou convencional na abertura de narrativas a partir de 1600, da mesma forma que terminam com um: "E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE". Prevalecem em contos de fadas para crianças e na tradição oral de recontar mitos, fábulas e folclore.

A cada quatro anos o mundo se une para o grande momento do esporte e para celebrar a paz. A cidade anfitriã faz em sua abertura uma representação artística de sua história e sua cultura. No ano de 2012, Londres será a sede desse evento.

A União da Ilha fará uma versão bem carioca e carnavalesca dessa festa. E também uma contagem regressiva para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro.

Em vermelho, branco e azul, as mesmas cores do Reino Unido, a Ilha falará da Ilha que sambará ao batuque da Ilha. Saint George, padroeiro da Inglaterra, estará ao lado de São Sebastião do Rio de Janeiro, ambos padroeiros da nossa escola.
O fogo que atravessou nosso último carnaval nos uniu, assim como o fogo olímpico une as nações. Superamos as dificuldades, assim como cada atleta supera seus limites para atingir o pódio.

Era uma vez uma Ilha feita de alegria e muito samba que vai contar histórias de outra Ilha. Incendiando a avenida misturando irreverência e tradição, vamos acender a pira com o fogo da paixão e transformação. Foi dada a partida! A festa vai começar!!!







3 - Salgueiro
Samba-Enredo : “Cordel Branco e Encarnado”

Cheio de poesia, imaginação e encantamento apresenta:
Cordel Branco e Encarnado
Nobre compositor-trovador,
Eis aqui o nosso Cordel Branco e Encarnado que você vai transformar em samba de grande inspiração. Este enredo é a nossa forma de louvar a todos os poetas populares deste imenso, rico e tão maravilhoso país. A fantástica história do cordel unida à energia "furiosa" da nossa bateria, dos versos e melodias com aquele tempero valente que só você sabe criar, é a receita de um carnaval pra cabra nenhum botar defeito.
É "nóis", oxente!!!






4 - Mangueira
Samba-Enredo : “Vou Festejar! Sou Cacique, sou Mangueira!”


Tudo começou na África, num tempo em que eu era ainda moço e minha tribo estava a mercê do perigo e os sacerdotes cuidavam de expulsar com reza forte as vibrações de má sorte que rondavam nossa morada...

Salve a tribo dos bambas; esse "Doce Refúgio" de pagodeiros e malandros no bom sentido da palavra.

A tribo que bate tambor e faz ecoar o surdo de primeira pra saudar a sagrada tamarineira e confirmar que o bom samba também mora em Mangueira.

Afinal, "onde eu cheguei, nem um mortal chegou, modesta parte nessa arte, Deus me consagrou e o meu canto ecoou por todo universo, até em Marte o meu samba fez sucesso!"
Por tudo isso vou festejar, pois sou Cacique, sou Mangueira!


                                 




5 - Unidos da Tijuca
Samba-Enredo : “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”


"Quero ser lembrado como o sanfoneiro que amou e cantou muito seu povo, o sertão,
que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes,
os valentes, os covardes, o amor."
Luiz Gonzaga
Toca a sanfona porque a festa vai começar!
Abre e fecha esse fole que a comitiva vai chegar
A Avenida é a estrada que leva sertão adentro
E ninguém que aqui está esquecerá esse momento




Luiz Gonzaga do Nascimento
Exu, 13 de dezembro de 1912/
Recife, 2 de agosto de 1989
LUIZ GONZAGA foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião.
Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Giló (1949) e Baião de Dois (1950).



6 - Grande Rio
Samba-Enredo : “Eu Acredito em Você. E Você?”


Na manhã do dia 07 de Fevereiro de 2011 o G.R.E.S Acadêmicos do Grande Rio viu a história de seu carnaval tomar novos rumos. Um incêndio destruía o que estava construído para o desfile que se aproximava, bem como, toda sua estrutura de Barracão e acervo de vinte e três anos de história. Naquele dia, parecíamos não termos nada. A cena era de destruição e o sentimento era o de perda.  Do Barracão, só os destroços de um carnaval transformado em cinzas, antes da quarta-feira.
Na mesma semana havia um ensaio na quadra da Escola. A comunidade estava triste. A Escola não estava feliz, mas há nisso um enorme porém: ninguém naquele ensaio deixou de cantar! Ali, entre as lágrimas e o canto da comunidade, surgia o sentimento que serviria de inspiração para o enredo do Carnaval que propomos agora. O povo de Caxias havia entendido antes de todos nós, o que era preciso fazer. A comunidade ensinava aos que haviam se abatido com o incidente, o que era necessário ser realizado: era preciso superar!
A sinopse que apresentamos agora é fruto do sentimento compartilhado a partir do momento em que fomos obrigados a superar uma adversidade imposta. Ela traduz um momento particular da Escola, mas revela também que o ato de superar é pertinente e recorrente junto à vida do homem. Debruçados sobre as histórias de alguns deles, descobrimos incríveis exemplos que nos obrigam a acreditar na força em reerguesse após o adverso. 
É por isso que eu acredito em você! 
E você?







DICAS DE SEGURANÇA PARA O SEU CARNAVAL :

1- Se beber não dirija. Vá de táxi ou de transportes públicos.
2- Evite se meter em brigas de ruas.
3- Utilize os banheiros públicos, não faça xixi nas ruas.
4- Não compre latas de cerveja ou refrigerantes que estejam danificadas,  perfuradas, ou com o lacre violado, você não sabe o que podem ter colocado lá dentro.
5- Use roupas leves e confortáveis e de cores claras.
6- Use sandálias leves e confortáveis para evitar bolhas e ferimentos nos pés.
7- Não utilize relógios caros, anéis, brincos, pulseiras ou correntes de ouro; deixe suas jóias em casa.
8- Leve apenas um documento original com foto e sua carteira do convênio médico caso possua.
9- Deixe talões de cheques e cartões de crédito em casa, leve apenas o dinheiro trocado que pretende gastar, ou seja nada de exageros.
10- Beba somente água mineral e certifique-se de que a garrafa estava realmente lacrada antes de você abri-la.
11- Compre ingressos para desfiles somente nos locais oficiais.
12- Se alguém se sentir mal perto de você chame um policial.
13- Evite se embrenhar em ruas escuras para cortar caminho, seja a pé ou seja de carro, procure transitar por locais movimentados e iluminados. Só peça informações em postos policiais.
14- Se levar seus filhos com você esteja atento para não os perder de vista, identifique-os com pulseiras ou crachás plastificados contendo seu nome, e o seu telefone.
15- Se encontrar uma criança perdida chame um policial.
16- Evite acompanhar estranhos ou estranhas a supostos locais de diversão, festa, baile, samba, churrasco, desfile ou outro evento que você nem imagina onde é e muito menos o que irá encontrar.
17- Evite ser uma "presa" fácil, cuidado com supostas propostas ou convites para uma noitada muito bem acompanhado em hotéis, casas noturnas, clubes privês, ou apartamentos de veraneio.
18- Evite comentar em público o hotel e nº do quarto em que está hospedado.
19- Tome conta do seu copo ou latinha de bebida, evite deixa-lo sozinho; caso aconteça de esquecer-se da sua bebida em algum canto não volte a toma-la; compre outra e abra você mesmo.
20- Haja sempre com simpatia e cordialidade, porém esteja atento a atitudes suspeitas.
21- Use sempre preservativos. Cuidado com o turismo sexual.
22- Alimente-se com moderação, prefira comidas leves e evite o excesso de bebida alcóolica.
23- Beba muita água mineral e sucos de frutas naturais.
24- Utilize protetor solar mesmo que não vá a praia e mesmo que o dia esteja nublado.
28- Leve em sua bagagem seus remédios de uso contínuo para evitar ter problemas de não os encontrar para comprar na cidade em que você estiver.
29- Leve consigo também suas receitas médicas.
30- Não se esqueça de levar consigo material de primeiros socorros como Pensos (Band-Aid), Água Oxigenada 10 Vol, Merthiolate Incolor, Repelente contra insetos, algodão e gazes.



BEBA, MAS NÃO DIRIJA !!!
USE CAMISINHA SEMPRE !!!
NÃO FAÇA PIPI NA RUA !!!
LUGAR DE LIXO É NO LIXO !!!
SE HIDRATE... TOME MUITA ÁGUA !!!
UMA BOA ALIMENTAÇÃO É MUITO IMPORTANTE !!!


CURTA O CARNAVAL COM RESPONSABILIDADE...

E SEJA FELIZ !!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário