segunda-feira, 8 de outubro de 2012

De 05 à 13/10 ♥ 10° Festival de Dança de Londrina ♥









Mesmo com um drástico corte de 70% do orçamento devido ao caos político instalado na Prefeitura de Londrina, a 10ª edição do Festival de Dança de Londrina começou na sexta-feira (5) e segue até o dia 13.

Segundo a coordenadora geral, Danieli Pereira, o evento foi um dos mais penalizados pela crise política e fez com que várias atrações previstas para este ano fossem canceladas. ''Sofremos um corte de 70% no orçamento. Fomos obrigados a mudar tudo, cancelando a grade didática-pedagógica e excluindo participações, inclusive de artistas internacionais''.



Integrantes do Ballet de Londrina


"Em um domingo de fevereiro, o palco desabou sob os nossos pés vermelhos. Rubro, cor de fogo. Em poucas horas, o tablado que nos erguia além, acima do além (a arte!), fez-se em cinzas. Ficamos no ar, na incerteza. E ainda estamos. O bailarino que se lança no desafio de um salto no cartaz do Festival de Dança 2012 é um difuso rabisco que nos reflete.
Quando o incêndio no Teatro Ouro Verde ecoou nos noticiários, já planejávamos a 10ª edição do Festival. Muitos dos projetos tiveram de ser adiados, transformados. Outras vontades consumiram-se junto dele. Naquela ocasião, não se podia mensurar a dimensão deste acontecimento. A perda foi sentida pouco a pouco e ainda é um vazio difícil de preencher.

A dança, com suas especificidades, foi das linguagens que mais sofreram. Grandes companhias, com enormes estruturas cênicas, dependem de um palco com extensão e qualidade. No ano passado, toda a programação artística do Festival aconteceu no Ouro Verde. Era a véspera de uma despedida que – esperamos – deve durar pouco. Ao longo de nossa curta história, fizemos do templo planejado por Vilanova Artigas um espaço de celebração da arte do movimento. Vimos o Brasil, o mundo, dançar. Vimo-nos, londrinenses.

A falta de infraestrutura para as artes cênicas na cidade, infelizmente, é um problema alarmante e mais presente na vida de quem faz e consome cultura do que no pensamento daqueles que dão rumo aos impostos. Queremos e temos direito ao pensamento, à liberdade, ao êxtase, à revolução que é a arte. O grito silente de um corpo que dança. “A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão, balé”. E vamos a ele.

A coreografia segue, demonstra nossa inventividade e capacidade de superar obstáculos. O Festival de Dança, ao completar uma década, volta-se para dentro de si – para a sua história e para as produções de Londrina. O Circo Funcart, palco histórico e acolhedor, tablado onde o Festival deu seus primeiros passos, torna a sediar o evento. Também festejaremos a dança a céu aberto. Números de balé clássico acontecerão no chão salpicado de estrelas do Zerão – noite inédita na nossa trajetória.

Além das produções de São Paulo e Rio de Janeiro, o público poderá conferir a qualidade de trabalhos contemporâneos que nascem na cidade de Londrina e ganham projeção nacional e até internacional.
Durante nove dias, dançaremos. Dançaremos para reafirmar a nossa fome de delicadeza, a nossa força de vontade, a nossa capacidade de reflexão. Dançaremos para desafiar a gravidade e os percalços.

Bom Festival!"

Danieli Pereira
Coordenadora Geral do Festival de Dança de Londrina 2012



Confira toda a Programação do Evento : http://www.festivaldedancadelondrina.art.br/programacao.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário