sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

♥ 2014 Marca o Centenário da Escritora Carolina Maria de Jesus com Bela Exposição de seu acervo ♥ SP ♥




Carolina Maria de Jesus foi uma favelada, negra e viveu todo tipo de discriminação possível na época dos anos 60. Mas acreditou que com a literatura é possível vencer na vida. 

Escreveu vários diários e o mais conhecido "Quarto de Despejo" publicado em 1960. 
Hoje é conhecida em mais de 40 países sendo suas obras traduzidas em 15 idiomas.

A Abertura da Exposição 
"CAROLINA VIVE" aconteceu na quarta-feira, dia 15, às 19 horas no Espaço Minas Gerais, na Rua Minas Gerais, 256, no Bairro Higienópolis, em São Paulo com a presença de Grandes Personalidades.
O Senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o Jornalista Audálio Dantas estiveram presentes ao lado do Prefeito Bruno Cordeiro (PSD), do Vice-Prefeito Geraldo Majela (PT) e da filha da Autora, Vera Eunice de Jesus.


Vera Eunice de Jesus é Condecorada pelo Prefeito Bruno Cordeiro
Audálio Dantas, Carlos Alberto Cerchi et Bruno Cordeiro
Senador Eduardo Suplicy et Bruno Cordeiro
A Exposição conta com quadros, livros, fotos, prêmios e manuscritos inéditos e está aberta para visitação das 10 às 17 hs, no Espaço Minas Gerais, na Rua Minas Gerais 256, Higienópolis/travessa com a Paulista 2.700, até o dia 31 de Janeiro.




2014 Marca o Centenário da Escritora Carolina Maria de Jesus


Nascida em Sacramento-MG a escritora que teve seu diário transformado em Best-seller será tema de Exposição em São Paulo




Uma Exposição em Comemoração aos 100 anos do nascimento da escritora sacramentana Carolina Maria de Jesus será realizada em São Paulo, no Espaço Minas Gerais. Durante o evento serão expostos fotos, quadros, objetos, livros e manuscritos inéditos, da autora.
A abertura do evento contará com a participação da filha da escritora, Vera Eunice, que falará sobre a vida e obra da mãe. O jornalista Audálio Dantas, que descobriu a autora, também estará presente no local e abordará publicações de Carolina Maria de Jesus.
O ano de 2014 foi instituído pelo prefeito Bruno Cordeiro como o ano “Carolina Maria de Jesus”, por meio da Lei Municipal 1.344 de 3 de dezembro, com o objetivo de comemorar o centenário do nascimento da autora. Segundo a lei instituída serão realizadas palestras, eventos, representações artísticas, culturais, atividades escolares, além de divulgação em nível nacional de suas obras e de sua biografia.
Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento/MG em 14 de março de 1914. Foi alfabetizada em sua terra natal na primeira escola Espírita do Brasil, o Colégio Allan Kardec. De Sacramento, saiu adulta para morar na favela do Canindé na cidade de São Paulo onde trabalhou como doméstica e catadora de papel. Carolina teve três filhos, João, José Carlos e Vera Eunice.
Em 1958, o jornalista Audálio Dantas, descobriu Carolina e seus diários em uma reportagem que realizava na favela. A vida da mulher negra e favelada transformou-se em matéria jornalística da revista "O Cruzeiro" e da "Folha da Noite". Em 1960, Audálio Dantas publicou o livro que tornaria Carolina famosa em todo o mundo, “Quarto de Despejo”, que foi lançado pela livraria Francisco Alves em agosto do mesmo ano.



Por oito vezes em 1960, Carolina teve mais de 70 mil exemplares da obra vendidos. O livro "Quarto de Despejo" foi traduzido para 14 idiomas e alcançou mais de 40 países, como Dinamarca, Holanda, Argentina, França, Alemanha, Suécia, Itália, Tchecoslováquia, Romênia, Inglaterra, Estados Unidos, Rússia, Japão, Polônia, Hungria e Cuba.
Carolina também publicou "Casa de Alvenaria" (1961), "Provérbios e Pedaços da fome" (1963) e "Diário de Bitita" (publicação póstuma realizada em 1982, pela editora francesa A. M Métailié e em 2007 pela editora Bertolluci de Sacramento).
Carolina morreu em 13 de fevereiro de 1977, em Parelheiros na periferia de São Paulo, e foi sepultada no Cemitério do Cipó em São Paulo.

A Exposição permanece no local até o próximo dia 30 de Janeiro.


Alba Lucínia Araújo Risso de Castro
Diretora de Cultura da Prefeitura de Sacramento/MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE SACRAMENTO – CNPJ:18.140.764/0001-48
Praça Monsenhor Saul Amaral, 512 – Centro – CEP 38190-000 – Sacramento-MG
(34) 3351-8900 – www.sacramento.mg.gov.br


Fotos by Marina Melo


            A Memória é a Alma de um Povo !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário