quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

09 e 10/01 ♥ FEMADUM 2016 / Festival de Música e Artes Olodum – Sou Olodum, quem tu és? ♥ BA ♥



Festival acontece entre os dias 9 e 10 de janeiro 
no Largo do Pelourinho





Um dos eventos mais populares da Bahia estará de volta nos próximos dias 9 e 10 de janeiro. O Festival de Música e Artes Olodum – FEMADUM – acontece no Largo do Pelourinho com o tema BRASIL, MOSTRA TUA CARA! SOU OLODUM, QUEM TU ÉS?. Este ano, as canções vencedoras, que se basearam no tema do Carnaval foram Tambor Varonil (Jucka Maneiro/Sandoval/ Roberto Cruz) e Dores e Glórias (Elll Costa/Graziela Ayres / Uéslei Lopes)

O FEMADUM é o principal evento cultural do Olodum, antes do carnaval. Criado pelo Bloco Afro Olodum nos anos 80, o festival divulga a diversidade da cultura afro baiana e brasileira, além de dar oportunidade e visibilidade a talentos populares que buscam na cultura Afro uma fonte de inspiração. 

​O e​vento tem como apoiadores a Secretaria De Cultura Governo Do Estado Da Bahia e parceria com a empresa aérea Air Europa Líneas Aéreas. 




Ao longo de 36 anos teve a participação de um público superior a 300 mil pessoas, sendo 10 mil por eventos.   O Femadum foi registrado em forma de vídeo pela TV Granada em 1981 dentro do filme Carnival Bahia dirigido por Carlos Passini, sendo o primeiro evento de um bloco afro a ser transmitido em imagens para a Inglaterra e o mundo.

No evento foram lançados no cenário musical baiano e brasileiro, jovens e talentosos compositores, até então desconhecidos, a exemplo de Suka, Rey Zulu, José Olissam e Domingos Sergio, Sergio Participação, Jau Peri, Pierre Onassis, Tonho Matéria, Valter Farias e Adailton Poesia, e o trio formado por Jucka Maneiro, Roberto Cruz e Sandoval, Legel, Wellington Epiderme Negra, Nego do Barbalho e Zenilton Ferraz.




Foi no Femadum que na década de 80, Luciano Gomes apresentou a música Deuses Cultura Egípcia, popularmente conhecida como “Faraó”. Música responsável por ao mesmo tempo visibilidade e popularidade ao Olodum e ao Sambam reggae. 

Já participaram do evento vários grupos artísticos baianos, nacionais e internacionais, particularmente aqueles vinculados à cultura negra, além de personalidades de notório reconhecimento público, a exemplo de: Jimmy Cliff, Linton Kwesi Johnson, Mutabaruka, (Jamaica) o reggae man do Mali, Koko Dembele, Ray Lema do Congo, os angolanos Filipe Mukenga, Irmãos Almeida, MFA Kera de Madagascar, o Grupo musical Kilombo da Venezuela, e Afro Colômbia. Gal Costa, Caetano Veloso, Sandra de Sá, Roberto Ribeiro, Luiz Melodia, Elza Soares, Mário Gusmão, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Lazzo, Margareth Menezes, Xangai, Lecy Brandão, Ney Lopes, Banda Mato Seco, Emicida, Banda Tribo de Jah e Zezé Motta foram alguns dos artistas nacionais presentes. Personalidades como Pierre Verger, Mestre Didi, Mãe Estela de Oxossi do Terreiro Axé Opo Afonjá, o senador Abdias Nascimento e o presidente do SOS Racismo Francês e Sr. Harlem Desir.

A cada ano o Femadum desenvolve um tema ligado ao contexto histórico-político-cultural que também é utilizado como enredo para o carnaval. Assim, o Festival já teve como tema: Em 1992 – 500 anos da América um Olhar para o futuro, em1993 - O Berimbau; 1994 - A Música Negra; em 1995 – Os 300 Anos de Zumbi dos Palmares; em 2007 - Marrocos - O país dos sentidos (Olodum Transariano); em 2008 - África do Sul - a Origem da Vida; em 2009 - Povo Dogons (Mali); em 2010–   O Povo das Estrelas; em 2011 – Democracia e Comunicação, em 2012 – A Energia da música Percussiva; em 2013 – Samba, Futebol e Alegria – Raízes do Brasil, em 2014 - Ashanti - O trono Dourado - Yaa Asantewaa; em 2015 – Etiópia – A Cruz de Lalibela – O pagador de Promessa; em 2016 -  Brasil, mostra tua cara! Sou Olodum, quem tu és?

Pela primeira vez na história do FEMADUM, duas canções ficaram em primeiro lugar. A música “Dores e Glórias”, de Uéslei Lopes, Ell Costa e Graziela Ayres - a primeira mulher que conquistou o primeiro lugar no Festival e “Tambor Varonil”, de Sandoval Melodia, Jucka Maneiro e Roberto Cruz.

No Femadum 2016 o Olodum fará algumas merecidas homenagens, entregando o Troféu Ujaama às personalidades que contribuíram e contribuem para o fortalecimento do Olodum e para a valorização da população negra. Débora Regina Souza (Presidente do grupo Didá), Fabíola Mansur (Oftalmologista e Deputada Estadual), Juvenal Payayá (Cacique da Aldeia Payayá), Célia Sacramento (Vice-Prefeita), Jorge Portugal (Cantor, compositor e poeta), Zebrinha (Coreógrafo do Bando de Teatro Olodum), Alessandro Teixeira (Artística Plástico Troféu FEMADUM), Marcos Terena (Presidente do comitê internacional dos Jogos Indígenas) e o projeto “A voz do Subúrbio”, serão os homenageados do Festival.

A programação do Femadum 2016 acontece nos dias 09 e 10 de janeiro, a partir das 14h, com a premiação dos vencedores do festival de música e com apresentação musical dos grupos de reggae, samba, percussão do Bloco Olodum e DJ.


​Serviços​  

FEMADUM  
Festival de Música e Artes Olodum

Dias: 09 e 10 de Janeiro 2016
Horário 14h às 18h
Local: Largo do Pelourinho
Gratuito





À NE PAS MANQUER !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário