domingo, 21 de agosto de 2016

♥ Fundação Eva Klabin lança Projeto Respiração com Intervenção de Regina Silveira ♥ RJ ♥



A 21ª Edição do Respiração, Programa de intervenções de arte contemporânea na Fundação Eva Klabin, tem concepção e curadoria de Marcio Doctors e terá a participação de Regina Silveira, com a intervenção Insolitus 


A Edição de 2016 do Respiração, que inaugura dia 27/09, tem por objetivo dar um toque de contemporaneidade no acervo de arte clássica da casa-museu Eva Klabin, criando uma ponte entre a arte do passado e as manifestações da atualidade, entre a preciosa coleção de obras dos grandes mestres da história da arte, como Tintoretto, Boticelli, Reynolds, Pisarro, Govaert Flinck, entre outros, e os mais importantes artistas contemporâneos brasileiros. 

Regina Silveira é a convidada da 21ª Edição e fará a intervenção Insolitus, que criará uma situação inusitada, como o próprio nome diz. A fachada da Fundação será ocupada pela obra Mundus admirabilis, que é uma infestação de insetos gigantes. Já na Sala Renascença a obra Black swamp, dominará o espaço com um ovo negro de 1.80m de altura, confrontando-se com as obras Renascentistas da coleção. Na Sala de jantar, a mesa e as cadeiras se transformarão em móveis peludos, desencadeando uma estranheza no ambiente requintado e ordenado. 

"Com a ocupação Insolitus, Regina Silveira, artista da Luciana Brito Galeria (SP) radicaliza a ideia de intervenção da proposta do Respiração, desestabilizando os códigos de uma residência, onde a tranquilidade é perturbada pelo imaginário da artista, criando, dessa maneira, uma metáfora contundente dos tempos atuais".


Mais sobre o Respiração

O programa de longa duração, iniciado em 2004, tornou-se referência cultural pelo ineditismo e singularidade da sua proposta, que é trazer uma renovação para o museu, com o intuito de atrair novos públicos, criando um olhar diferenciado sobre o museu e sua coleção. O Projeto foi se firmando pela qualidade dos 27 artistas que participaram ao longo de 12 anos e 20 edições. Podem ser citados alguns nomes como: Anna Maria Maiolino, anna Bella Geiger, Nuno Ramos, Carlito Carvalhosa, Ernesto Neto, Claudia Bakker, Eduardo Berliner, Rosangela Rennó, Marcos Chaves Nelson Lerner e Daniela Thomas, entre outros. 

"Insolitus nos traz a crueza de uma realidade substantiva, que Regina Silveira explicita por meio das obras apresentadas no Respiração, que são como materializações na superfície do mundo das angústias de nossa sociedade atual. Com sua poética singular, a artista faz um raio X das incertezas e dúvidas que estamos atravessando e chama a nossa atenção para aquilo que nos incomoda hoje no mundo. São como pragas contemporâneas" declarou Marcio Doctors.


Sobre Regina Silveira

Nasceu em Porto Alegre, Brasil, em 1939. Possui bacharelado em artes plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado e doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em cujo Departamento de Arte lecionou durante muitos anos. Na década de 70, começou a usar imagens apropriadas em suas impressões. Também foi pioneira da videoarte no Brasil. Além de ter realizado diversas exposições individuais por todo o mundo, participou de três edições da Bienal de Havana e da Bienal de São Paulo, da 2a Bienal do Mercosul, da 6ª Bienal de Taipei, da Trienal de Setouchi no Japão (2016), entre muitas outras. Seu trabalho faz parte das coleções da Foundation for Contemporary Performance Arts, em Nova York, do Centro de Arte Contemporânea Inhotim, do Museo de Arte Moderno de Buenos Aires, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Pinacoteca do Estado de São Paulo e do MoMA, em Nova York, entre outras. Em 2013, Regina Silveira ganhou o Prêmio MASP, por sua significativa trajetória como artista.

O Respiração conta com o apoio de Klabin S/A, Itaú Cultural, Luciana Britto Galeria de arte e DHBC 
Advogados.

SERVIÇO:

21 ª PROJETO RESPIRAÇÃO 
NA FUNDAÇÃO EVA KLABIN
INSOLITUS
REGINA SILVEIRA

CONCEPÇÃO E CURADORIA MARCIO DOCTORS

Fundação Eva Klabin 
Av. Epitácio Pessoa 2480 | Lagoa | RJ 
Tel: 21 3202 8550

De 27/09/2016 a 29/01/2017
Visitação: De terça a domingo das 14h às 18 hs
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) | R$5,00 (meia - acima de 60 anos e estudantes) 
Gratuidade: crianças até 10 anos e aos domingos. 
Passaporte cultural: gratuidade quartas e domingos.


À NE PAS MANQUER !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário