sexta-feira, 10 de março de 2017

11/03 ♥ 3ª Edição do Best Of Oncology – Inovações no tratamento em oncologia ♥ Florianópolis ♥ SC ♥





Evento em Florianópolis vai debater sobre tratamentos que buscam aumentar as chances de cura contra o câncer


A 3ª  Edição do Best Of Oncology – Inovações no tratamento em oncologia, vai acontecer no dia 11 de março, em Florianópolis, na oportunidade, médicos oncologistas, farmacêuticos e enfermeiros de todo o estado irão debater sobre as tendências em tratamentos para câncer do sistema nervoso central, genito-urinário, gastrointestinal (colo-retal e não colo-retal), ginecológico, mama, pulmão, manejo de dor, cuidados paliativos e melanoma. O evento acontece no Jurere Beach Village, das 9h às 17h30. É um evento bem importante para a área médica, pois todos os anos surgem novos tratamentos que trazem a esperança para quem luta contra o câncer.

Os tratamentos inovadores para pacientes com câncer são oferecidos de graça, através de protocolos clínicos (pesquisas clínicas), com uso de medicamentos, muitas vezes já aprovados em outros países, mas que no Brasil precisam de aprovação da Anvisa para estarem disponíveis para a sociedade. Em outros casos, são medicações em teste, que buscam melhores resultados dos que os tratamentos convencionais. Em Santa Catarina, o Centro de Novos Tratamentos Itajaí é referência em oferecer por meio de protocolos clínicos, os novos tratamentos. Atualmente é o que possui o maior número de estudos abertos aos pacientes no Estado. São medicamentos em pesquisa para pacientes com câncer de mama, próstata, pulmão, ovário, bexiga, linfoma e lúpus. A maioria com o uso de imunoterápicos, ou seja, diferente da quimioterapia que destrói todos os tipos de células, essa medicação estimula as células de defesa do organismo a destruir o tumor e possui baixíssima toxicidade.

Segundo dados da OMS, por ano 8,8 milhões morrem por conta do câncer. E um dos problemas é o diagnóstico tardio. Com isso, o acesso a tratamentos acaba ficando restrito e mais difícil. Sabemos também das dificuldades que os pacientes têm para conseguir acesso aos tratamentos. Com isso, as pesquisas clínicas têm auxiliado e muito quem recebe o diagnóstico de câncer, que acabam trocando os tratamentos convencionais pelos novos, em estudo. Este é um tema ainda pouco conhecido pela sociedade.

Em 2016, 50 pacientes entraram em protocolos clínicos oferecidos através de pesquisas pelo Centro de Novos Tratamentos Itajaí. Foram estudos voltados para pacientes com câncer de mama, melanoma, estômago, bexiga, próstata, linfoma e pulmão. O Centro de Itajaí inclusive foi o que mais conseguiu pacientes no país para iniciar um tratamento inovador com uso de imunoterapia, para câncer de pulmão, onde os resultados com esse medicamento já são bem maiores do que com uso da quimioterapia ou anticorpos. A participação de pacientes em protocolos é importante porque só assim novos medicamentos poderão ser aprovados e chegarem ao acesso de todos. Para desenvolver um novo medicamento, a estimativa hoje é que são necessários de 10 a 15 anos.



À NE PAS MANQUER !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário