quarta-feira, 2 de agosto de 2017

06/08 ♥ Vernissage de l'Exposition "Mil Tsurus" Obras de Henrique Vieira Filho ♥ BR ♥

O Artista Henrique Vieira Filho, junto à tela “Esperança”, tendo à mão, Esculturas Tsurus.


Exposição Mil Tsurus


Retornando de suas recentes exposições em Miami, Barcelona, Porto, Cascais e Liechtenstein, e antes das obras irem a público em Viena, o Artista Henrique Vieira Filho apresenta suas novas telas, tendo como elo, a tradição japonesa de dobraduras de papel (origami) em forma de tsurus (aves grous, assemelhadas às garças).

Pela primeira vez, o Artista apresenta ao público suas esculturas, cuja técnica mista inusitada, une a beleza e textura de suas telas ao formato tridimensional, no que denomina Esculturas Origamis, obras apresentadas em tamanhos diversos, confeccionadas em tecido de algodão parcialmente enrijecido. Sua calculada elasticidade possibilita a quem adquirir as peças aplicar leves modelagens na escultura, tornando-se co-criador da Arte.

Neste 06 de agosto, Dia Da Paz, na Exposição Mil Tsurus, todos poderão interagir e criar colaborativamente na instalação que conta com uma escultura de tsuru (de mais de dois metros), que receberá desenhos, cores, mensagens de paz e desejos de cada visitante, que terão à sua disposição uma variedade de materiais para escrita e pintura.

Uma oficina de ensino de origamis orientará a quem desejar fazer suas dobraduras, podendo levar uma de lembrança e somar as demais que dobrar, aos lotes de mil que serão encaminhados a organizações beneficentes.

Música ao vivo (MPB e japonesa), sushi vegano e muita gente do bem estarão presentes para conhecer as novas telas de Henrique Vieira Filho, que colorem tsurus, a paz e empoderam o feminino nipo-brasileiro.


Vernissage de l'Exposition

"MIL TSURUS"

06 de Agosto - 15 às 21hs
Na HVFArtes - Alameda Santos, 211
São Paulo - SP

Maiores Informações:
Fabiana Vieira
WhatsApp - 11 - 93800-1262

Curadoria:
Roko Brasil


A História Que Inspirou 
O Artista Henrique Vieira Filho


Aquele que dobrar mil tsurus terá seu desejo atendido e esta lenda deu esperanças à pequena Sadako Sasaki, vítima tardia dos efeitos das bombas lançadas em Hiroshima e Nagasaki.

Hospitalizada, a menina dedicou-se aos origamis, desejando a paz e o restabelecimento de todas as vítimas. Ainda que tenha falecido antes de completar a empreitada, sua história inspirou o país e o mundo, revitalizando a tradição dos Mil Tsurus.

Todos os anos, milhares e milhares de tsurus de papel colorido são enviados de toda parte do Japão e do mundo, sendo depositados junto ao “Monumento das Crianças à Paz” (Torre dos Tsurus), de 1958, instalada no Parque da Paz, em Hiroshima, que eterniza a pequena Sadako Sasaki tendo um grande tsuru dourado em suas mãos.


Monumento.jpg


Esta bela obra se soma a “Estátua Da Paz”, no Parque da Paz, de Nagasaki, onde os tsurus se unem ao colosso do escultor Seibou Kitamura, que medita e vigia quanto à ameaça nuclear, ao mesmo tempo em que acena com a esperança e se prontifica a socorrer as vítimas.


Nagasaki Peace Park.JPG


Todo dia 06 de agosto (data da primeira explosão), o Japão dedica à PAZ, onde podemos honrar os desejos da pequena Sadako: 
  • - “Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro”.

  • - “Este é o nosso Grito. Esta é a nossa oração: Paz no Mundo”.



A Idealização do Projeto Exposição Mil Tsurus

De longa data, o Artista Henrique Vieira Filho, admira a determinação do povo japonês, seu respeito às tradições milenares e às belas histórias de sua mitologia. 

Incentivado por sua filha de dez anos, Luiza (que está no último ano da Escola Roberto Norio, de tradição japonesa), que tanto adora origamis e, considerando a proximidade do Dia Da Paz, em agosto, o Artista desenvolve uma série inédita de telas e esculturas, que tem como ponto em comum, os Tsurus e pretende que os mesmos sejam revertidos em prol de entidades beneficentes.

Cada obra é realizada em padrão fine art / giclée, em séries de oito originais de cada, devidamente, registrados, certificados e assinados pelo Artista, no tamanho de 80 x 120 cm.

O processo criativo envolve sessões de fotos com modelos reais, trabalhados com pintura corporal e arte digital, em poses homenageando as icônicas estátuas de Hiroshima e Nagasaki, sendo que algumas apresentarão, literalmente, mil tsurus, individualizados, ora em pose, ora tamanho, ora cores. 

As esculturas, serão em tamanhos variando de 20 cm a 240 cm, em tecidos enrijecidos ou fibergrass, apresentando Tsurus estilizados como origamis.

Todas as obras são ricas em cores, como já é tradição nas Artes de Henrique Vieira Filho e estão, no momento, em pleno processo criativo, podendo novas instituições participantes sugerir paletas, logotipos e até mesmo, pessoas a serem retratadas nesta temática.

Paralelamente, instalações com oficinas de origami se encarregarão de lotes de mil tsurus, que serão presenteados a crianças que estejam hospitalizadas, em homenagem a esta bela tradição.

Certos de sua atenção, estamos à disposição para esclarecer o que desejarem e convidamos a agendam uma visita à HVF Artes, onde conhecerão pessoalmente parte do acervo do Artista.

Boa Exposição para todos!

Tsuru_Oleo_30x40cm.jpg
Tela “Esperança”
Tamanho: 80 x 120 cm
Técnica mista - giclée/fineart
Série de 17 originais assinados e certificados

-23_HVF_Artes_Henrique_Vieira_Filho_{Sequência nº (1)»}.jpg
Artista: Henrique Vieira Filho
Obra “Esperança”

Esta tela homenageia as icônicas estátuas de Nagasaki e Hiroshima, unindo a pose de uma ao no tsuru aramado da outra.


Tsuru_Escultura_2.jpg

Tsuru_Escultura_1.jpg


Esculturas Tsurus, em tamanhos e cores variadas, todas com as texturas e cores dos já consagradas telas de Henrique Vieira Filho, confeccionados em tela, moldados à mão e enrijecidos com resina.

A escultura da imagem a seguir mede cerca de 2,40 m (da ponta de uma asa, à outra) e pode incluir personalizações das empresas parceiras e será objeto de pintura coletiva, durante a instalação da exposição do dia 06 de agosto de 2017.

Estudio_Com_Tsurus.jpg

Kimono_pose.jpg


Instalações, que podem ser públicas ou privadas, com performance de modelos e sessões fotográficas, que servem de inspiração para as próximas telas, sendo parte do processo criativo do Artista Henrique Vieira Filho.

PIntura_Corporal_Tsuru.jpg


A pintura corporal é uma das marcas registradas do Artista Henrique Vieira Filho e constituem uma das etapas acessórias a inspirar as obras.

Modelo_Deitada_Chuva_de_Tsurus_Origami.jpg

Modelo_Deitada_Tsurus_Origami.jpg

Instalações, que podem ser públicas ou privadas, com performance de modelos e sessões fotográficas, que servem de inspiração para as próximas obras, sendo parte do processo criativo do Artista Henrique Vieira Filho.

Modelo_Sentada_Pintura_Corporal_Tsurus_Origami.jpg


Na imagem a seguir, o Artista já iniciou seu processo de pintura, testando as primeiras intervenções para a criação de uma próxima tela.


Ensaio_Inspiracao_Modelo_Tsuru_desenho.jpg


Mil_Tsurus_Tela__800x1164px.jpg


Aqui, o Artista Henrique Vieira Filho, aplica cores, texturas e desenhos, inserindo Mil (literalmente…) Tsurus nesta tella.

Quadro_Parede_Sereia_Japonesa_Web.jpg
Tela: Sereia Ningyo
Tamanho: 120 cm x 80 cm
Técnica mista - giclée / fine art
Série de 17 originais certificados e assinados pelo artista

Nesta obra, o Artista Henrique Vieira Filho homenageia ao Japão, retratando esta personagem mitológica das lendas nipônicas.


Quadro_Sereia_HVF_Andrea_800x800px.jpg




À NE PAS MANQUER !!!



Um comentário: