domingo, 13 de agosto de 2017

15/08 ♥ Jorge da Cunha Lima lança Livro de Poesias após 40 anos sem publicar nenhuma obra no gênero ♥



Após 40 anos... Jorge da Cunha Lima lança livro de Poesias




Convite do Autor




Jorge da Cunha Lima, após um intervalo de 40 anos sem publicar poemas, volta ao gênero e lança sua mais recente obra, “Troia Canudos”, em 15 de agosto, na Livraria Cultura. São 444 páginas, escritas todas as manhãs ao longo de dez anos.
Em sua trajetória profissional, Cunha Lima atuou como editor e redator em publicações diversas, entre elas o extinto jornal “Última Hora”, de Samuel Weiner, e revista “Senhor”. Como homem público, foi secretário de Cultura do Estado de São Paulo e ex-presidente das TVs Cultura e Gazeta.


Alguns vídeos em que amigos de Cunha Lima, como Gloria Kalil, Marcelo Tas, Bel Kowarick, Margarida Gordinho e Fernando Bracher declamam trechos de “Troia Canudos”.










“Troia Canudos” é na verdade uma trilogia. Além do conjunto de poemas que dá título ao livro, há mais duas partes distintas, “Tahina Khan” – uma sucessão de viagens poéticas, que fala do mundo e usa, para isso, quatro idiomas diferentes – e “Lições”, reflexões poéticas sobre o tempo, os afetos e o correr da vida. “A exemplo de obras anteriores deste poeta tão veterano quanto atual, nesta o leitor vai se deleitar com alusões literárias não apenas a autores lusófonos, como Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Machado de Assis, Casimiro de Abreu, Euclides da Cunha e Carlos Drummond de Andrade, como também a vários de língua estrangeira, desde Homero, Virgílio, Dante, Shakespeare até Goethe, Rimbaud, Proust, Joyce ou Lorca”, conta o professor e tradutor José Roberto O´Shea, da UFSC.

No prefácio, o escritor Reinaldo Moraes assinala que Cunha Lima imprime um “ritmo tão forte que você se pilha marcando a cadência dos versos com o pé e uma erudição posta ao alcance da libido do leitor”. De fato, como lembra o poeta, o pensamento, a literatura e o sexo têm hora marcada no firmamento. “Em pensamento, podemos acreditar que Troia é Canudos, Príamo é Antônio Conselheiro, Jorginho é Homero, e eu, minha amiga, meu amigo, eu sou você, e todos temos hora marcada neste belo livro de poesia”, diz Moraes.



Serviço

Lançamento do Livro “Troia Canudos”
de Jorge da Cunha Lima

15 de agosto, a partir das 18h30
Livraria Cultura do Conjunto Nacional
São Paulo


À NE PAS MANQUER !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário