sábado, 18 de novembro de 2017

❤ Obras da artista francesa Niki de Saint Phalle embelezam ruas e museus de Hannover ❤ DEU ❤


A Niki de Saint Phalle Promenade, em Hannover, foi batizada em homenagem à artista
Foto by Stefan Knaak

As Três Nanas e gruta de Herrenhäusen 
são algumas de suas obras mais famosas na cidade


Gruta Herrenhäuser
Foto by Martin Kirchner


Cidadã honorária de Hannover, a renomada artista francesa Niki de Saint Phalle (1930-2002), manteve uma amizade com a cidade de mais de 30 anos. Foi lá que ela fez sua primeira grande exposição, na Associação de Arte de Hannover. Ela sempre ia à capital da Baixa Saxônia para trabalhar e dizia ter "um sentimento muito especial por Hannover". Essa relação rendeu diversas obras que ajudam embelezar o local. Niki é a criadora das mundialmente famosas Três Nanas, deu à gruta nos Jardins de Herrenhäuser sua aparência atual e muitas de suas obras estão em exposição no Museu Sprengel.

Às margens do rio Leine reinam as famosas Três Nanas, escrulturas femininas criadas por Niki com curvas expansivas e cores brilhantes. Uma vez controversas, hoje as "Damas gorduchas" são o simbolo de Hannover. Localizadas na Leibnizufer, Sophie, Charlotte e Caroline – as Três Nanas - estão entre as atrações mais procuradas de Hannover. Ao redor das estátuas, acontece, todos os sabados pela manhã, o tradicional mercado de pulgas da cidade antiga, que convida o visitante a caminhar e aproveitar os preços do mais longevo mercado de usados da Alemanha.

Quando recebeu o título de cidadã honorária de Hannover, Niki de Saint Phalle deixou grande parte de suas obras para o Museu Sprengel, um dos mais importantes de arte dos século 20 e 21 e o principal da cidade, às margens do lago Machsee. Com mais de 400 obras, estão ali representadas todas as fases criativas da "Artista do Século", entre desenhos, esculturas, pinturas e assemblagem – colagens com objetos e materiais tridimensionais.

Construida em 1676 e como refugio para o calor, a gruta nos Jardins de Herrenhäuser é a prova final do amor entre Niki e Hannover. Considerado seu último grande trabalho, o local atrai visitantes pelo feitiço criado a partir da restauração liderada pela artista, transformando o local em um fascinante mundo inspirado em contos de fada. O design da gruta conta com numerosos espelhos, seixos e vidro colorido. Infelizmente, a artista morreu um ano antes da conclusão de sua obra.

A estreita amizade entre Hannover e a artista francesa não é representada apenas pelas Três Nanas e a gruta de Herrenhäuser. Ela foi homenageada, em 2002, quando a famosa rua de compras no centro da cidade passou a ser chamada de Niki de Saint Phalle Promenade. Essa é uma das mais queridas ruas centrais de compras em Hannover, com diversas oportunidades de compras em apenas 100 metros de extensão.


SOBRE O DZT

O Centro de Turismo Alemão (DZT) é o portal nacional do turismo na Alemanha, com sede em Frankfurt amMain. A instituição representa a Alemanha como país turístico em nome do Ministério da Economia e Tecnologia (BMWi), que a apoia conforme uma resolução do Parlamento Federal alemão. O DZT desenvolve e comunica estratégias e produtos para ampliar no exterior a imagem positiva dos destinos turísticos alemães e para promover o turismo no país. Para isso, mantém 30 representações nacionais em todo o mundo. Mais informações no centro de imprensa do portal www.germany.travel/presse. Para fotos, acesse, http://www.dzt.picworld-touristic.de



Sprengelmuseum
Foto by Lars Gerhardts

Três Nanas
Foto by Lars Gerrhardts

FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário